Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Cuidados com sangramentos na gravidez

Postado em 23/08/2019



1. Menstruação na gravidez é possível?

Não, não é possível. Isso porque a menstruação nada mais é do que a consequência da ausência de fecundação. O que pode acontecer é o sangramento de nidação, que ocorre quando está cavando um espaço no útero para se instalar.

A nidação ocorre cerca de 5 dias após a fecundação. Já o sangramento da nidação pode durar por, no máximo, até 3 dias, sendo que, geralmente, acontece e acaba no mesmo dia.

Portanto, sangramentos são possíveis por outras causas, mas eles nunca significam menstruação.

 

2.Como diferenciar o sangramento da menstruação com o da nidação?

O sangramento de nidação tem um aspecto vermelho amarronzado ou vermelho vivo, diferentemente do sangramento menstrual, que é um meio termo entre os dois. Ele sempre aparecerá em pouca quantidade, como uma borra ou um filete.

Por isso, se um sangramento parecido com uma borra de café aparecer alguns dias após a relação, saiba que a nidação pode estar ocorrendo.

 

3.O que pode ser o sangramento na gravidez?

Além da nidação, o sangramento pode ocorrer devido a várias outras questões. São elas:

 

- Baixa progesterona: a progesterona é o hormônio responsável por manter as paredes do útero em desenvolvimento. Caso os níveis desse hormônio venham a cair abruptamente, o endométrio pode vir a ser eliminado, causando um aborto.

- Alterações hormonais: na gravidez, os hormônios ficam alterados. O estrogênio e a progesterona, os dois hormônios predominantes nas mulheres grávidas, diminuem e aumentam, respectivamente. Há também o surgimento de outros hormônios, como o beta-HCG e a prolactina.

- Abortamento: é uma gravidez interrompida nas primeiras 20 semanas. Se ocorrer antes de a gravidez ser descoberta e na mesma época em que a menstruação é esperada, pode ser confundido com o sangramento menstrual.

- Gravidez ectópica: ocorre quando o óvulo fecundado se implanta em algum lugar fora do útero, geralmente em uma das trompas.

- Lesões ou feridas na vagina ou no útero: essas feridas são causadas por diversos fatores, que vão desde Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) até influências hormonais. Podem causar sangramentos que denunciam inflamação crônica no local.

 

A mulher grávida precisa estar atenta a qualquer alteração no seu organismo nesse período e não deixar de seguir as orientações de seu (sua) ginecologista/obstetra de confiança.

 

O ASSIM SAÚDE aconselha ficar atenta a sua saúde, principalmente na gravidez.